Cuidado com o sedentarismo


No mundo moderno parece contraditório falar sobre sedentarismo. As pessoas vivem "correndo" pra lá e para cá. Mas isso nem sempre significa que estão em movimento. A "falta de tempo" muitas vezes impossibilita ter uma rotina de exercícios e quando menos se espera, a pessoa se torna sedentária. Aí vem a necessidade de se ter cuidado com o sedentarismo. Isso vale para as crianças também que quase não brincam (se movimentando). Ficam mais em computador e televisão e não se exercitam.
Cuidado com o sedentarismo
Vi uma reportagem tempos atrás em que um professor de Educação física precisava ficar pausando a aula porque os alunos não tinham fôlego para continuar. Hoje isso acontece com frequência, pois até mesmo as crianças, devido ao sedentarismo, não tem aquela energia e disposição que antes era tão comum na idade delas.



Sabemos que a falta de exercícios pode causar diversos problemas à saúde. “O sedentarismo provoca, literalmente, o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, causando a atrofia muscular e a perda da flexibilidade. Além disso, ele é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, estresse, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio”, alerta o fisiologista Turíbio Leite de Barros.
Coisas como cãibras ou  baixa autoestima podem ser consequência da falta de exercícios. Então, exercício é muito importante. Mas lembre-se que antes de sair fazendo exercícios por aí, é preciso fazer uma avaliação médica pra saber quais exercícios você está liberado(a) para fazer.

Cuidado com o sedentarismo


Para ter energia, siga uma alimentação equilibrada e tome bastante líquido.



Substitua a escada rolante e o elevador pela escada.

No trabalho, em vez de trocar e-mails ou telefonar, levante-se para falar com o colega.

“No escritório, levante-se e caminhe um pouco. Seja para ir ao banheiro, pegar água, conversar com um amigo”, sugere Samara Queiroz, coordenadora técnica da rede de academias Runner.

Se você anda de ônibus ou metrô, desça antes do seu destino e finalize o percurso a pé.

Experimente deixar o carro na garagem e use a bicicleta como meio de locomoção.

Passeie com seu cachorro, nem que seja por apenas 30 minutos.

“Se você tem filhos, brinque com eles, pois isso fará bem para todos. Vale brincar de pega-pega, esconde-esconde, pular corda, amarelinha”, indica Samara.

“Quando estiver com mais energia, comece a praticar esportes como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica ou jogar bola. Recomenda-se a realização de exercícios moderados, durante 40 a 60 minutos, de três a cinco vezes por semana”, orienta Turíbio.

Procure uma atividade que você goste e mexa-se! Dê adeus ao sedentarismo e melhore sua qualidade de vida.


Imagens: Pixabay
Créditos:Portal Vital


Comentários

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita. Volte sempre!
Sua mensagem é muito importante.