Faça bom uso do caderno de caligrafia

Faça bom uso do caderno de caligrafia 


Quem nunca utilizou um caderno de caligrafia? Os adultos de hoje entendem bem o que isso quer dizer, principalmente aqueles que passaram do 30 anos de idade. Antigamente nas escolas, o uso do caderno de caligrafia era obrigatório, pois letra  ilegível era a exceção, não a regra. 
Hoje é um pouco diferente, há escolas que usam e outras que não. Mas isso não significa que a grafia das pessoas está melhor. Até nós que utilizamos o caderno de caligrafia quando crianças, precisamos tomar cuidado. Por quê?
Devido ao uso constante do computador e uma mania que muitos têm de abreviar palavras para escrever muita coisa em um espaço pequeno de tempo,  a escrita à mão tem se tornado cada vez mais ilegível.
Pare um pouquinho e pense: Sua letra continua a mesma?
Na maioria dos casos, o uso do celular e computador para escrever afetou um pouco a grafia das pessoas. Particularmente, tenho dificuldade de entender a letra de muitos hoje. Há quem diga: "Minha caligrafia não é ou não está tão bonita".
Na 8ª série tive uma professora de Português que me dizia que Caligrafia feia não existe. Por que? Porque Caligrafia quer dizer letra legível, letra bonita.
Então, seu tua letra não está tão bonita quanto era, por que não exercitar um pouco? Experimente escrever com mais calma. Escrever com calma é um excelente exercício. As pessoas estão sem paciência pra nada. Até ler não querem, principalmente se for muita coisa. Então, calma na hora de ler e escrever. Quer melhorar sua letra? Utilize um caderno de caligrafia.
Mas, pensando em crianças que não gostam muito de escrever, principalmente no caderno de Caligrafia, estou trazendo nessa postagem algumas atividades que você como professor(a), pai ou mãe poderá fazer com seu aluno(a) ou filho(a). São bem divertidas e incentivam à escrita.

Os créditos são da Smartkids e do Espaço Educar. Faça bom proveito.

caligrafia

caligrafia

contorne e faça

contorne e faça


contorne e faça

contorne e faça

contorne e faça

contorne e faça

contorne e faça

Caligrafia


contorne e faça
contorne e faça
contorne e faça
contorne e faça
contorne e faça

Para professores que desejam ter fonte de letra cursiva em seu computador tenho duas sugestões:

Letra Mamãe que nos faz http://www.dafont.com/mamae-que-nos-faz.font

e
 letra Cursiva Kidimais do blog http://kidiatividades.blogspot.com/ (Obrigada Debie por permitir que publicasse sua fonte aqui no blog. Será muito útil a todos que desejarem)


Complementando essas atividades:
Atividades de caligrafia

Clique na imagem para baixar o livro completo

Atividades de Caligrafia para baixar




Comentários

  1. oi Cícera
    também concordo com caligarafia
    eu tive na escola
    e quando chegou a vez dos meus filhos já não poderia mais , para não tirar a liberdade - mas mesmoa assim comprava caderno de caligrafia e treinava com eles
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o post, Cícera! E importante também. Tenho um aluno particular de redação, mas até que ele não escreve mal... é meio preguiçoso e a letra um relaxo. Na hora do vestibular, mesmo que ele escreva uma maravilha, quem é que vai ter ânimo de decifrar aqueles garranchos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Aí está importância do uso do caderno de caligrafia. Usei da 1ª até o início da 4ª série, quando a professora disse que eu não precisa mais. Sou grata a ela por isso.

      Excluir
  3. Olá! Espaço Renda é muito lindo! Sigo porque gostei daqui. Vim te convidar pra dar uma olhadinha no Sonhos e Artes. Se gostar, terei imenso prazer em te receber!
    Amiga, tem como enviar pra mim essa revista legal? Se puder, te agradeço muito pela generosidade.

    Bjs, Josi.

    http://sonhoseartesvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela gentileza, amiga!
    Deus te abençoe!
    Josi

    ResponderExcluir
  5. É obrigatório fazer cadastro no 4shared para poder baixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por normas do 4shared há sim a necessidade de cadastro. Mas não se preocupe, o cadastro é gratuito. Depois é só fazer o login e baixar, ok?

      Excluir
  6. Muito obrigada por compartilhar conosco. Você é muito gentil!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. É um pouco chato sim, com certeza. Mas nessas horas é necessário olhar num ângulo diferente. Olhar para os benefícios. Há quem melhore um pouco e há quem melhore muito a letra. Então, por que não usar um caderno de caligrafia?

      Excluir
  8. Cícera, meus parabéns, já te adicionei em meus favoritos. A educação no Brasil foi relegada a segundo plano, pessoas como você é que fazem toda a diferença. Os jovens precisavam entender o que perderam, o imediatismo é que não deixa este país crescer. Só será bem sucedido, aquele que preencher as lacunas que a educação moderna brasileira deixou no sistema. Como exemplo aos meus netos costumo contar a história de um amigo. Negro, pobre, estudou no ensino público a vida toda e cursou a pior faculdade de direito do país, na época não havia sistema de cotas, passou em primeiro lugar no exame da OAB. Hoje é um grande advogado, por mérito exclusivo dele. Mais uma vez, parabéns, obrigada e FELIZ 2013............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios, Marcia!
      Realmente, a educação não só no Brasil, mas no mundo inteiro está "deteriorando". É nessa hora que precisamos fazer nossa parte.
      Seja bem vinda e volte sempre que puder.
      Muito obrigada!

      Excluir
  9. O uso do computador não afetou muito a minha letra. O meu problema é que sempre tive letra feia, apesar de legível, até mesmo no quadro negro. Mas já ouvi piadas terríveis de colegas de trabalho e, agora que sou professor, também ouço de alunos de 6ª série. Vou baixar os exercícios e praticar um pouco antes do retorno às aulas, em fevereiro. Quem sabe não haja chance de mudar!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas sobre o caderno de caligrafia. Hoje comprei um para os meus filhos. Muito legal. Obrigada por dividir seu tempo conosco.

    ResponderExcluir
  11. minha letra e orivel eu fiquei com a letra linda bjs aparecida

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado! Será muito útil na alfabetização de uma amiguinho meu! rs

    ResponderExcluir
  13. gostei da inicío do livro, será muito útil pra minha turminha. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz que está sendo útil para bastante gente!

    ResponderExcluir
  15. olá Cícera, gostei mito do seu caderno e vou utilizá-lo com meu folho de 6 anos, pois como professora que sou, de certo modo nossos filhos são sempre visados e no ano passado ele tinha uma letra ótima, porém este ano relaxou muito. Esse trabalho irá nos ajudar para que eu possa com ele de uma forma lúdica e que ao mesmo tempo o ensinar. Agradeço e espero contar com você novamente. Beijos Sirleide

    ResponderExcluir
  16. Olá Cícera. Agradeço muito a atenção e dedicação para a execusão deste trabalho, que será muito útil pra mim e meu filho, pois como professora que também sou, sabemos o quanto é difícil manter certas regras, principalmente a caligrafia. Espero poder contar novamente. Beijos Si

    ResponderExcluir
  17. Olá Cícera, estou com dificuldades para baixar o arquivo, pois o mesmo abre em World, mas totalmente codificado, se puder me ajudar ficarei muito grata. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta enviada por email. Para mais esclarecimentos de como abrir arquivo compactado veja o post http://espacorenda.blogspot.com.br/2013/02/como-compactar-e-descompactar-arquivos.html

      Excluir
  18. Ótimo para melhorar o traço no desenho.

    ResponderExcluir
  19. Cícera, adorei gostaria de saber o nome da autora do livro e a editora.
    Muito obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá!
      O Livro Letra Bonita não possui um autor definido.
      Já a editora é Quinteto Editorial.

      Excluir
  20. Bom dia,

    Gostaria de saber se resolve depois de adulto ?

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por postar esse material tão importante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Adorei me ajudou muito e a minha filha também...muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Michele que você e sua filha gostaram! Fico feliz em saber :)

      Excluir
  23. AHAHAH Gostei vai me ajuda bastante minhas letras são péssimas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita. Volte sempre!
Sua mensagem é muito importante.