A importância da atividade física para crianças


Sabemos que a atividade física é importante independente da idade.

A criança precisa muito dessas atividades. Mas infelizmente a correria dos nossos tempos impede ou limita a realização dessas atividades. Notamos que crianças passam muito tempo em vídeo games, internet, enfim, atividades que as mantem em repouso contante. Mas existe algo que em parte pode ser de grande ajuda. O que? Veja o que se pode ser feito lendo essa matéria.
Encontrei no site da Nestlé. 

As atividades físicas realizadas na escola podem contribuir para uma vida ativa e trazer benefícios para a saúde das crianças. A escola é um território fundamental para a promoção de uma vida ativa. Mas será que o simples fato de participar das aulas de educação física garante que as crianças estejam cumprindo a frequência de atividade física recomendada pelos especialistas? 

O professor Douglas Roque Andrade, conta que uma pesquisa recente feita pelo Ministério da Saúde apontou que a frequência semanal e o tempo de atividade física realizado durante a aula de 50 minutos é muito pequeno. “Os cinquenta minutos de aula são divididos entre o deslocamento até o local da aula, organização do material e explicação do professor”, explica.

Para Douglas, diretores, professores, funcionários e pais podem colaborar com pequenas mudanças para combater o sedentarismo. Uma sugestão muito interessante é estimular um intervalo (recreio) fisicamente ativo, com materiais disponíveis para brincadeiras como cordas, bolas, amarelinha pintada no chão e música ambiente. 

“O movimento faz parte da nossa existência e é através dele que, com poucos meses de idade, começamos a explorar o mundo que nos rodeia. E se por acaso não pudermos nos movimentar, é sinal de que algo não vai bem”, explica o especialista. “A atividade física tem sido utilizada como estratégia para ajudar as crianças a construir e manter ossos e articulações mais fortes. Ela contribui também para o gerenciamento do peso, pressão arterial e sensação de bem-estar. Se o esporte for praticado em grupo, ele ensina habilidades como autodisciplina, trabalho em equipe e liderança, envolvendo questões sociais importantes”, ressalta. 

E por que o estímulo a uma vida ativa é tão importante durante o processo de crescimento e desenvolvimento? Douglas ensina que crianças e adolescentes mais ativos tendem a ser adultos mais ativos. Entretanto, se forem sedentários, a chance de se tornarem adultos fisicamente ativos será mínima.
E já existe uma série de bons exemplos a serem seguidos com o objetivo de estimular a atividade física antes, durante e depois do período escolar. Em alguns países, as crianças contam com grupos organizados que garantem a segurança dos que optam por ir a pé até a escola. No Brasil, escolas como as da Diretoria de Ensino de Campinas Leste se envolvem em atividades nos parques da cidade.

Mas, lembre-se: os adultos devem dar o exemplo, já que as crianças costumam se espelhar nas atitudes dos pais e professores. Atividades simples como subir escadas e ir a pé até a padaria também valem. E então? Vamos praticar essa ideia?

(Douglas Roque Andrade é doutor em saúde pública pela Universidade de São Paulo e professor de educação física das universidades UNICSUL, UNIFMU e UNIESP)

Créditos pela matéria 
nestle.com.br

Crédito pela imagem
smartkids.com.br


Comentários

  1. Gostei muito do que li. Realmente é muito importante a atividade física.

    ResponderExcluir
  2. aline yasmin b. lima20 de março de 2013 às 14:37

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  3. aline yasmin b. lima20 de março de 2013 às 14:40

    gostei muito,otimo para a minha pesquisa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita. Volte sempre!
Sua mensagem é muito importante.