Adsense

Faça bom uso do caderno de caligrafia

Faça bom uso do caderno de caligrafia 


Quem nunca utilizou um caderno de caligrafia? Os adultos de hoje entendem bem o que isso quer dizer, principalmente aqueles que passaram do 30 anos de idade. Antigamente nas escolas, o uso do caderno de caligrafia era obrigatório, pois letra  ilegível era a exceção, não a regra. 
Hoje é um pouco diferente, há escolas que usam e outras que não. Mas isso não significa que a grafia das pessoas está melhor. Até nós que utilizamos o caderno de caligrafia quando crianças, precisamos tomar cuidado. Por quê?
Devido ao uso constante do computador e uma mania que muitos têm de abreviar palavras para escrever muita coisa em um espaço pequeno de tempo,  a escrita à mão tem se tornado cada vez mais ilegível.
Pare um pouquinho e pense: Sua letra continua a mesma?
Na maioria dos casos, o uso do celular e computador para escrever afetou um pouco a grafia das pessoas. Particularmente, tenho dificuldade de entender a letra de muitos hoje. Há quem diga: "Minha caligrafia não é ou não está tão bonita".
Na 8ª série tive uma professora de Português que me dizia que Caligrafia feia não existe. Por que? Porque Caligrafia quer dizer letra legível, letra bonita.
Então, seu tua letra não está tão bonita quanto era, por que não exercitar um pouco? Experimente escrever com mais calma. Escrever com calma é um excelente exercício. As pessoas estão sem paciência pra nada. Até ler não querem, principalmente se for muita coisa. Então, calma na hora de ler e escrever. Quer melhorar sua letra? Utilize um caderno de caligrafia.
Mas, pensando em crianças que não gostam muito de escrever, principalmente no caderno de Caligrafia, estou trazendo nessa postagem algumas atividades que você como professor(a), pai ou mãe poderá fazer com seu aluno(a) ou filho(a). São bem divertidas e incentivam à escrita.

Os créditos são da Smartkids e do Espaço Educar. Faça bom proveito.

caligrafia

caligrafia

contorne e faça

contorne e faça


contorne e faça

contorne e faça

contorne e faça

contorne e faça

contorne e faça

Caligrafia


contorne e faça
contorne e faça
contorne e faça
contorne e faça
contorne e faça

Para professores que desejam ter fonte de letra cursiva em seu computador tenho duas sugestões:


e
 letra Cursiva Kidimais do blog http://kidiatividades.blogspot.com/ (Obrigada Debie por permitir que publicasse sua fonte aqui no blog. Será muito útil a todos que desejarem)


Complementando essas atividades:
Atividades de caligrafia

Clique na imagem para baixar o livro completo

Atividades de Caligrafia para baixar



A importância da atividade física para crianças


Sabemos que a atividade física é importante independente da idade.

A criança precisa muito dessas atividades. Mas infelizmente a correria dos nossos tempos impede ou limita a realização dessas atividades. Notamos que crianças passam muito tempo em vídeo games, internet, enfim, atividades que as mantem em repouso contante. Mas existe algo que em parte pode ser de grande ajuda. O que? Veja o que se pode ser feito lendo essa matéria.
Encontrei no site da Nestlé

As atividades físicas realizadas na escola podem contribuir para uma vida ativa e trazer benefícios para a saúde das crianças. A escola é um território fundamental para a promoção de uma vida ativa. Mas será que o simples fato de participar das aulas de educação física garante que as crianças estejam cumprindo a frequência de atividade física recomendada pelos especialistas? 

O professor Douglas Roque Andrade, conta que uma pesquisa recente feita pelo Ministério da Saúde apontou que a frequência semanal e o tempo de atividade física realizado durante a aula de 50 minutos é muito pequeno. “Os cinquenta minutos de aula são divididos entre o deslocamento até o local da aula, organização do material e explicação do professor”, explica.

Para Douglas, diretores, professores, funcionários e pais podem colaborar com pequenas mudanças para combater o sedentarismo. Uma sugestão muito interessante é estimular um intervalo (recreio) fisicamente ativo, com materiais disponíveis para brincadeiras como cordas, bolas, amarelinha pintada no chão e música ambiente. 

“O movimento faz parte da nossa existência e é através dele que, com poucos meses de idade, começamos a explorar o mundo que nos rodeia. E se por acaso não pudermos nos movimentar, é sinal de que algo não vai bem”, explica o especialista. “A atividade física tem sido utilizada como estratégia para ajudar as crianças a construir e manter ossos e articulações mais fortes. Ela contribui também para o gerenciamento do peso, pressão arterial e sensação de bem-estar. Se o esporte for praticado em grupo, ele ensina habilidades como autodisciplina, trabalho em equipe e liderança, envolvendo questões sociais importantes”, ressalta. 

E por que o estímulo a uma vida ativa é tão importante durante o processo de crescimento e desenvolvimento? Douglas ensina que crianças e adolescentes mais ativos tendem a ser adultos mais ativos. Entretanto, se forem sedentários, a chance de se tornarem adultos fisicamente ativos será mínima.
E já existe uma série de bons exemplos a serem seguidos com o objetivo de estimular a atividade física antes, durante e depois do período escolar. Em alguns países, as crianças contam com grupos organizados que garantem a segurança dos que optam por ir a pé até a escola. No Brasil, escolas como as da Diretoria de Ensino de Campinas Leste se envolvem em atividades nos parques da cidade.

Mas, lembre-se: os adultos devem dar o exemplo, já que as crianças costumam se espelhar nas atitudes dos pais e professores. Atividades simples como subir escadas e ir a pé até a padaria também valem. E então? Vamos praticar essa ideia?

(Douglas Roque Andrade é doutor em saúde pública pela Universidade de São Paulo e professor de educação física das universidades UNICSUL, UNIFMU e UNIESP)

Créditos pela matéria 

Crédito pela imagem

Ganhe essa revista


Dessa vez não vou impor a regra de seguir o blog, embora seguir me deixe muito contente, mas não é uma regra. Seguirá o blog, quem quiser seguir o blog.
O envio da revista é feito via email. 


Bem, a promoção acabou, mas você poderá ter acesso a revista clicando na imagem.

Gráficos para Ponto Cruz da Moranguinho

Sabe aqueles desenhos lindos que você tem no seu computador e desejaria ter o gráfico para bordar?
"Seus problemas acabaram"!
Conhece o programa Free Patterns? Ele transforma qualquer desenho em gráfico para ponto cruz.
Eu tenho esses desenhos da Moranguinho no meu computador. Eu os transformei em gráficos para ponto cruz e resolvi compartilhar com vocês. Espero que gostem!

Caso não saibam usar o site aqui está o tutorial Como usar o program Free Patterns
O tutorial foi feito pelo site Artesanato Brasil








Dessa forma você poderá utilizar qualquer desenho que desejar. Já pensou ter o gráfico da foto de seu filho ou filha, animal querido ou uma paisagem bela?
Escolha o desenho que desejar e tenha o gráfico que quiser utilizando o programa Free Patterns

Selinho que ganhei da Aninha Cabral

Esse selinho tem regras.

1- Dizer quem criou o selinho: Ateliê Luciana Severo
2- Dizer quem me presenteou: Aninha Cabral
3- Dizer o significado de arte para mim: Uma maneira bem criativa de viver.
4- Oferecer o selinho para 10 pessoas

Calma, que estou com pressa

Gostaria de oferecer a mais pessoas, mas regras são regras!!!!


Quadro de Incentivo em EVA

Essa é uma sugestão de quadro de incentivo em EVA.

Sabemos da importância de se estabelecer regras para as crianças. Não só estabelecer, mas fazer cumprir.
O quadro de incentivo, como o próprio nome diz, incentiva o cumprimento das regras, quer estabelecida pelos pais, quer pelos professores.
Você como mãe, pai ou educador irá estabelecer a regra a ser seguida e de acordo com o cumprimento da regra, irá preencher o quadro com carinhas felizes, ou adesivos e quando chegar ao um número x irá recompensar seu filho ou aluno com algum presente, passeio ou qualquer outra coisa.
O importante é que tanto o adulto como a criança cumpra a sua responsabilidade.
O quadro de incentivo abaixo é uma sugestão. Você poderá utilizar outro desenho ou modelos diferentes de quadro. Pode-se fazer em forma de quebra-cabeça. A medida que a criança respeitar as regras, completa-se o quebra-cabeça.
Enfim! 
Escolha o modelo ou regras que achar melhor, mas nunca esqueça que crianças precisam de incentivo, elogios e paciência.
Faça a sua parte!
quadro em eEVA





Peso para Porta: Ratinha

Essa aqui não é de autoria minha. Para ver os meus pesos para porta é só clicar em Pesos para Porta
Esse peso para porta encontrei no site Programa Arte Brasil.




Vamos a lista de materiais. Anota aí:

Tinta para tecido na cor rosa
30cm de algodão cru
30cm de tecido jutex Estilotex
Retalhos de feltro preto
Areia
Saco plástico
Plumante siliconado
Monofio de acrílico preto
Linha Nº10
Agulha para costura
Viés
1 par de olhos artificiais ou dois botões pretos pequenos
Tesoura
Cola quente



Modo de fazer

1.Risque e corte o molde do corpo e da base no tecido de algodão cru.
2.Costure o corpo por toda a volta.
3.Una a base ao corpo costurando por toda a volta, conforme indicado no molde.
4.Deixe uma abertura na lateral do corpo.
5.Vire para o lado direito
6.Coloque areia em um saco plástico
7.Ponha o saco de areia dentro da rata.
8.Encha o restante do corpo com o plumante.
9.Feche a abertura com pontos à mão.
10.Marque a cavidade dos olhos da rata com linha e agulha indo e vindo no mesmo lugar várias vezes.
11.Cole as pupilas no local dos olhos (cavidade)
12.Com a tinta rosa faça o blush das bochechas
13.Faça um fuxico, com a pluminha preta, pra simbolizar o nariz, e encha com o plumante.
14.Cole o monofio por baixo do nariz.

Braços
1.Risque e corte os braços no tecido de algodão cru.
2.Costure por toda a volta.
3.Vire para o lado direito.
4.Encha com o plumante.
5.Feche a abertura com costura à máquina.
6.Prenda os braços junto ao corpo com pontos à mão.

Vestido
1. Para o vestido corte uma tira de 80 cm de comprimento por 19 cm de largura no tecido preto.
2. Costure uma bainha de 1 cm em apenas um dos lados do comprimento. Dobreesta tira ao meio no sentido dos 80 cm e passe uma costura em sua lateral.
3.Costure o viés aberto por toda a largura do vestido a uma margem de 2 cm da borda superior.
4.Passe elástico por dentro desse viés de maneira que fique do tamanho do peito da ratinha.
5.Costure o bolso junto à saia da rata.
6.Divida o bolso (já costurado a saia) em três partes, com costura à máquina.
7.Vista o vestido no peso e amarre.

Acabamento
1.Com a cola quente cole as orelhas junto ao corpo.
2.Decore com laços de fita de tecido e laços palha da costa como quiser.











Créditos:
Artesã: Tatiane Delphino
Programa Arte Brasil

Desenhos para colorir: Esportes

Desenhos de várias modalidades de esportes para colorir.

Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir


Esporte para colorir

Esporte para colorir


Esporte para colorir

Esporte para colorir

Esporte para colorir

Esporte para colorir


Créditos:


Topo