Dicionários e tradutores de LIBRAS

Dicionários e tradutores de LIBRAS


Hoje vou falar sobre  Dicionários e tradutores de LIBRAS. Eles são úteis para surdos ou para quem tem  interesse em se comunicar ou aprender Libras. São eles: Handtalk, Prodeaf e Vlibras.


Dicionários e tradutores de LIBRAS



No Handtalk a tradução pode ser feita de três maneiras.
Texto: Você digita e clica em interpretar.
Áudio: Clique no ícone microfone e fale. Aguarde um pouco e visualize a tradução.
Foto: fotografe ou escolha alguma foto com texto legível, recorte o trecho com texto, e veja a tradução.
Para traduzir palavras ou textos, o Handtalk necessita de internet, caso não esteja conectado, fará uso da datilologia.
O Hand talk está disponível para IOS e dispositivos Android.

Dicionários e tradutores de LIBRAS

O aplicativo  Prodeaf que pode ser Prodeaf Móvel (para tablets e celulares) ou Prodeaf Web para computador.
Assim que o aplicativo  Prodeaf Móvel abre, ele pergunta se você vai querer LIBRAS ou ASL(Língua de Sinais Americana), você escolhe LIBRAS. Prodeaf Móvel tem a vantagem de ter um dicionário que pode ser acessado sem a necessidade de internet, mas para  traduções de frases ou textos a internet é necessária.

Dicionários e tradutores de LIBRAS

O Prodeaf Web além traduzir palavras ou textos,  você poderá criar sinais em Libras. Para usar o Prodeaf Web não precisa instalar, basta acessar o site http://web.prodeaf.net/ e logar com sua conta do facebook.  Os navegadores que suportam o Prodeaf são: Internet Explorer, Firefox e Opera. Antigamente o Google Chrome acessava o aplicativo, mas não acessa mais.
O ProDeaf Móvel está disponível para iOS, Android e Windows Phone!
Dicionários e tradutores de LIBRAS


 Vlibras apesar de visualmente não ser tão elegante quanto Handtalk e o Prodeaf (mas acredito que em pouco tempo melhore) ele tem um diferencial. O VLibras está disponível como extensão para os navegadores Chrome, Firefox e Safari. Eu uso o Chrome, instalei a extensão e me surpreendi. Como funciona?
Primeiro: acesse o site http://vlibras.gov.br/ Clique em faça download, depois em baixe o Vlibras. Logo em seguida irá abrir uma tela como essa:

Você tem 3 opções: baixar o Vlibras como extensão para navegador, baixar para tablets ou Smartphone e a 3ª opção que particularmente gostei muito, baixar em seu computador.
Como extensão do navegador eu achei super interessante. Em qualquer página que você navegar, selecione o texto clique com o botão direito do mouse e clique em traduzir.

Vlibras

Logo em seguida aparecerá uma janela com a tradução. Você pode arrastar a janela para qualquer área da tela, também pode aumentar o tamanho da janela.


 
Vlibras

Você pode baixar o Vlibras para seu tablet ou smartphone, lembrando que necessitará de internet para as traduções. Por último, algo que eu gostei muito no Vlibras é o fato poder baixar para o computador. Depois de instalar, o aplicativo passará por uma atualização. Essa atualização baixa um dicionário que pode ser acessado mesmo sem internet. Para tradução de frases e texto, a internet será necessária.

Se me perguntarem: qual dos três é o melhor? Eu diria: a combinação dos três é melhor. Assim como o Português que possui sotaques, LIBRAS não é diferente. Palavras possuem sinais diferentes dependendo da região do país ao qual você mora. Um aplicativo pode conter um sinal para determinada palavra e o outro aplicativo um sinal diferente para a mesma palavra. Sem contar que à vezes um aplicativo terá o sinal e outro não. Então, baixe os três. Eles são gratuitos e vão ajudar bastante.
Para aqueles que desejam melhorar ou aprender LIBRAS sugiro o site tvines.com.br/

Curta minha página no Facebook

Espaço Renda

Comentários