Sabão caseiro em barras para lavar roupas (sem soda)


A internet está cheia de receitas de sabão caseiro. Eu experimentei várias delas e resolvi compartilhar com vocês uma das que eu mais gosto. 
Embora se use tanquinho e máquina de lavar, tem sempre aquela roupa que precisa ser lavada a mão. Eu não gosto de sabão em pó ou líquido para lavar roupas a mão, eu prefiro o sabão em barras. Então, vamos a receita.

sabão caseiro sem soda
Você vai precisar de:
1 litro e meio de água
2 sabões em barra
1 sabonete (de preferência branco)
3 colheres de sabão em pó
3 colheres de açúcar
4 colheres de vinagre
2 colheres de bicarbonato

Comece colocando o litro e meio de água para ferver. Pique ou rale os sabões e o sabonete.
No liquidificador coloque os sabões e sabonete picados ou ralados(eu prefiro assim). Vá colocando a água quente aos poucos para liquidificar bem. (Não vai ter como usar toda a água no liquidificador.)
Transfira o conteúdo para uma bacia. (Se não gostar de usar liquidificador, pode dissolver os sabões na panela, fica  melhor, pois batendo o sabão no liquidificador embora seja mais rápido, cria-se muita espuma.)

sabão caseiro sem soda

Mexa bem e coloque o restante da água.

sabão caseiro sem soda

Logo em seguida adicione o sabão em pó. Você vai perceber que vai dar uma engrossada no sabão.

sabão caseiro sem soda

sabão caseiro sem soda
  Acrescente o açúcar e mexa bem. Depois e vinagre, volte a mexer bem. Para colocar o bicarbonato sugiro desmanchar em pouco de água e só depois colocar no sabão.

sabão caseiro sem soda
 O sucesso do sabão vai depender de mexer bem para que a mistura fique bem homogênea. Depois de tudo feito, eu coloquei em outra vasilha, mas você pode colocar em caixas de leite, de margarina, onde achar melhor.
sabão caseiro sem soda

Espere esfriar ou 24 horas. Depois desenforme...
sabão caseiro sem soda
 e corte.
sabão caseiro sem soda

Está pronto o sabão.

Comentários