Leia para seus filhos

Leia para seus filhos

Leia para seus filhos

Por que ler para os filhos?

De acordo com o relatório  Becoming a Nation of Readers:  “Ler para os filhos, especialmente nos anos pré-escolares, é a atividade mais importante para suprir-lhes o conhecimento necessário que fará deles bons leitores”.
Além de se familiarizar com a linguagem dos livros, elas aprendem que as letras correspondem a palavras faladas.  E eles gostam, viu?

Olha só o que Clifford Schimmels, professor de pedagogia falou sobre sua filha:
“Ela se aproximou de mim, subiu no meu colo arrastando um livro cheio de orelhas, todo lambuzado . . . de creme de amendoim e pediu: ‘Pai, lê isso pra mim? Lê pra mim.’”

Sim! Quando os pais têm por hábito ler para seus filhos, eles aprendem a gostar de ler.
Mas gostar de ler é tão importante assim? Sim, pelo menos por dois motivos:
1°  Ajuda a ter conhecimento a respeito de pessoas, coisas e lugares.
2° Estreita a relação entre pais e filhos.

Sobre o 1° motivo
Uma coisa é você ver uma foto de um animal, outra coisa é ver o animal ao vivo e a cores. São situações diferentes. Essa é uma oportunidade que os pais tem para conversar com seus filhos e lhe ensinar valores. Ler para os filhos irá contribuir para aumentar seu conhecimento sobre o mundo em sua volta. Quando se depararem quando que viram em um livro, eles irão falar. Aproveitem essas oportunidades.

Sobre o 2° motivo
Sabemos que os primeiros anos da criança são muito importante para sua formação. É nessa fase que os pais precisam começar a ler para seus filhos. Pesquisas indicam que até mesmo na gestação a leitura estreita laços entre pais e filhos. Não demore a fazer isso, o quanto antes, melhor. Não pensem que quando começarem estudar é poderão fazer isso, ou que a professora deve fazer isso. Não! Os pais devem fazer isso o quanto antes. Assim os filhos desenvolverão confiança em seus pais e irão em busca deles sempre que precisarem. 

Mas, para que os filhos possam ter a leitura como algo desejável vai depender e muito da atitude dos pais com relação a leitura. Frases como: "Como é chato ler", "Não tenho paciência para ler isso tudo" ou "Não gosto de ler", irá desincentivar a leitura. 

Leia para seus filhos


Leia para seus filhos, coloque o livro nas mãos deles e incentive-os a desde já ter bons hábitos de leitura. Podem ter certeza que os benefícios serão duradouros, ou seja vão levar com eles  por toda a vida. Quando tiverem seus próprios filhos eles irão repassar isso a eles também. Faça a sua parte leia para seus filhos.

Créditos pelas imagens:
Pixabay




Quer aprender a contar histórias de forma profissional? Então, faça o curso de Contadores de Histórias. 

Comentários